FANDOM

Era Perdida (-40.000 -> -15.000)

Ruins

Ruínas da Era Perdida

Uma época misteriosa mesmo para os elfos e outros povos antigos. É conhecido que os elfos, assim como a maioria dos outros povos do mundo, surgiram durante esse período e que eles não foram os primeiros habitantes do mundo.

É impossível dizer datas específicas, mas artefatos antigos ainda permanecem dessa era, preservados por magias antigas ou outros poderes. Pelo pouco que se sabe, essa foi uma época perigosa e instável, com intrusões planares, guerras enormes e poderes psiônicos fora de controle.

Era Antiga (-15.000 -> -7.000)

Elven

Remanescentes de reinos élficos

Para a maioria dos estudiosos, a Era Antiga é vista simplesmente como o tempo do reinado élfico, e dura do nascimento dos seus reinos até sua queda final. A maioria desses reinos foram construídos nos continentes de Eryx e Faytan, mas também haviam reinos importantes de elfos aquáticos no que hoje se chama de Mar Turbulento e na Baía de Valen. Em outros lugares do mundo, outras raças antigas tinham nações que se ergueram e caíram, a maioria deles completamente desconhecidos para o povo atual de Valenpoint.

No Underdark, essa era teve a grande expansão dos reinos dos anões, a maioria deles no subterrâneo de Eryx, e as primeiras guerras entre esses e os Drow que haviam acabado de descer ao submundo.

Uma guerra marca o fim dessa era, tendo causado a destruição da maioria dos reinos élficos. Como parte dessa guerra, os elfos ensinaram a magia para diversas tribos e pequenas nações de humanos. À medida que os elfos perderam território, esses humanos usuários de magia criaram seus primeiros impérios.

Era Clássica (-7.000 -> -2.500)

Portal

Um portal arruinado da Era Clássica

Com o surgimento das primeiras nações humanas cujos relatos ainda sobrevivem, a Era Clássica frequentemente é vista como o começo da história escrita, pelos sábios que conhecem o suficiente para terem lidos esses documentos antigos. É claro, muitos elfos conhecem histórias que ocorreram milênios antes disso, mas esse conhecimento é envolto em mistério, e mantido em sigilo mesmo para outros elfos.

No decorrer desse período, nações humanas são fundadas e crescem em todo o mundo. Porém, durante uma boa parte desse período, essas nações são forçadas a se render para impérios maiores e mais antigos de não-humanos.

Era Média (-2.500 -> 0)

A Era Média foi um período turbulento durante o qual a humanidade tomou seu lugar ao sol. Essa época é marcada por guerras com povos órquicos e goblinóides, e pela ascensão e queda do Império de Samarach.

-2,050: Chegam ao sul de Faytan o povo que se tornarão os fundadores do Império de Samarach. Inicialmente eles fundam uma cidade-estado de por volta de 12.000 pessoas.

-1,400: A religião que se tornará o Panteão de Samária começa a se estabilizar em sua forma atual. Inicialmente os únicos seguidores são a cidade-estado em si, mas a fé rapidamente se espalha para o resto de Faytan.

- 1,230: Os Anos Da Ferrugem se iniciam quando grupos grandes de povos goblinídeos e órquicos atacam ao longo de toda a Esfera. Essa época dura por séculos e arruína muitas das nações de Eos.

- 1,120: Imigrantes da etnia baklunish, do mundo de Oerth, chegam fugindo de sua terra natal. Eles logo povoam a terra na união entre Eryx e Faytan, fundando a cidade que se tornará Myrrean.

Manowar

Um barco de guerra élfico

- 1,050: Uma pequena frota de elfos encontra a Esfera enquanto fugiam de uma frota de orcs. Eles avisam sobre sua existência para a Frota Imperial Élfica, e a esfera logo é visitada por um grande número de elfos que derrotam os povos goblinídeos e órquicos do mundo.

- 1,002: A Primeira Guerra Desumana termina com os elfos se tornando a força mais poderosa nos mundos conhecido. Porém, poucas de suas nações em Eos ainda sobrevivem.

Sammarach

As legiões de Samarach

- 900: Impressionando a muitos, uma pequena cidade-estado conquista a grande cidade de Sammarach, e funda o Império de Samária. Logo eles expandem ao longo de Faytan.

- 700: O Império de Samária expande para Valenpoint, Eryx e para o Espaço Livre, onde logo se tornam os maiores rivais da Frota Imperial Élfica.

- 150: Ondas de imigrantes do distante mundo de Abeir-Toril começam a chegar, quando seu mundo se vê vítima de uma série constante de catástrofes que, ao que tudo indica, continuam até hoje.

Queda

A queda de Samarach

- 120: Uma Fenda Planar é aberta e demônios invadem o coração do Império de Samária. A capital o império é saqueada, e sua longa contração se inicia.

- 115: Celaria vence sua guerra de independência contra o Império de Samária.

- 60: As últimas legiões e frotas do Império de Samária saem da região de Valenpoint. Desse ponto em diante, eles passam a ter cada vez menos controle sobre a região.

- 30: O último Governador Imperial de Valenpoint morre por causas naturais. Nenhum substituto é enviado.

- 15: As frotas aéreas imperiais são vistas pla última vez próximo à Península Valenpoint. Nesse momento, a região já governava a si própria há algum tempo, e ninguém esperava que o império poderia voltar.

Liches

O Reino Renascido

- 5: Um exército de mortos-vivos surge simultaneamente em toda a península. Uma aliança de nações a derrota, e no final uma Federação é fundada. Um novo calendário se inicia em homenagem à ocasião.

1: A data atual.

Ad blocker interference detected!